domingo, 13 de fevereiro de 2011

DIREITOS AUTORAIS: PLÁGIOS DE LED ZEP E ACDC

(foto de WILLIE DIXON)

Direito autoral é um tema por diversas vezes abordados nesse espaço do blog do Libertário. E o programa tem essa discussão em pauta a ser brevemente veiculada na TV com artistas, advogados especialistas no tema e a comunidade participando do debate. Dentre outros casos famosos de plágio no universo musical, existem dois em especial que não passam despercebidos. O ACDC plagiou o Led Zeppelin: Whole Lotta Rosie veio de Whole Lotta Love. O Led, por sua vez, copiou esta de forma descarada de You Need Love, composta por Willie Dixon. Talvez por isso mesmo Jimmy Page tenha ficado calado quando os irmãos Young do ACDF apresentaram tal versão plagiadíssima ao mundo. A banda é ficou famosa não apenas pelos hits, mas pela má fama de larapiar músicas de diversos artistas. Até Stairway to Heaven em sua introdução é pura cópia do Taurus do Spirit, grupo que abria shows do Led e Jimmy Page se apropriou do que ouviu e gostou. Tudo pode ser comparado no You Tube, no Led Zeppelin Plagiarism 1, 2, 3 etc.

No primeiro caso podemos dizer que qualquer pessoa que toque um pouco de guitarra e conheça bem os acordes e a letra do hit Whole Lotta Love pode perceber o plágio feito pelo ACDC na track que virou clássico do grupo, Whole Lotta Rosie. O nome semelhante já diz muita coisa. Quando você transporta tudo para a linguagem dos acordes a malandragem do ACDF fica clara. Whole Lotta Love foi concebida em dois acordes com um baixo de três notas (E,B,D), e Whole Lotta Rosie seguiu a mesma linha (E,G,A). Toda a letra é cantada em cima do riff e, por fim , no refrão o tema muda para E e D, tanto em uma quanto na outra, quando o título da canção é repetido várias vezes. A letra fala da mesma coisa, Um Bocado de Amor, do Led e, no caso do ACDC, Um bocado de Rosie e exatamente Um Bocado de Amor ao final do trecho, cuja estrutura musical inteira tem a mesma forma!

Muitos fãs do ACDC consideram isso uma paródia que a banda fez com a canção do Led. Coisa de fã incondicional, pois, fãs que tem senso crítico, mesmo gostando do artista ou da banda, conseguem enxergar o lado ruim das obras de quem admira. E no caso de Whole Lotta Rosie e Whole Lotta Love existe ainda mais uma digressão na escala de apropriação indébita de obras artísticas que remonta ao verdadeiro autor dessa construção de acordes e de letra: Willie Dixon (19915-1992).

É o segundo caso dessa cadeia de plágios. Encontramos o velho bluesman Willie Dixon enquanto autor original da obra You Need Love (cantado por Robert Plant assim mesmo tanto em stúdio quanto nas apresentações ao vivo). O dinossauro poço de inspiração dos rockers ingleses (Led) e, de tabela, australianos (ACDC), Willie, nunca foi acusado de plágio por ninguém. A inspiração de Dixon era originalidade pura. Suas canções foram alvo de outras apropriações ilegais e vergonhosas feitas por Page e Plant. A música intitulada Nobady Fault But Mine (Led Zep Presence) é outro exemplo. O que foi concebido originalmente como um blues gospel de Dixon, foi roubada pelo Led com letra, título e acordes registrados como se deles fossem! Após os hits dos zeppelins ficarem mundialmente famosos, Jimmy Page até tentou indenizar informalmente, por desencargo de consciência, a família do bluesmen lesado. Em um dos casos contados por Mick Wall, em seu livro Quando os Dinossauros Andaram Sobre a Terra, referência ao Led Zep, Page e seus agentes tiveram que sair correndo acusados pelos familiares de Dixon de ladrões. Processados por Dixon, enfim, os zeppelins indenizaram generosamente o velho bluesman. O acordo, todavia, foi extra-judicial, pois, tinha o intuito de não expor a banda de Jimmy Page.

A legislação atual que regula os direitos autorais, finalmente,é mais rigorosa. Tem sido eficaz e feito com que essas ações ilegais e imorais sejam devidamente punidas com significativas indenizações. Direitos autorais são coisa séria e quem tenta se apropriar de obras alheias devidamente protegidas nesse mundo globalizado tem sofrido as devidas sanções. Se Willie Dixon tivesse vivenciado isso nos anos 80 em diante seu caso teria de desdobrado de maneira bem diferente. Além de ser devidamente indenizado pelos larápios do Led Zeppelin, se quisesse, impediria novas edições dos plágios de suas obras e solicitaria à Justiça, na forma da lei, a destruição dos fonogramas dessa forma vergonhosamente produzidos e editados. Willie Dixon é um dos maiores injustiçados no campo dos direitos autorais em todo o planeta. No mesmo sentido, há vários episódios famosos no Brasil, dentre eles, o processo do Sepultura (de Brasília) contra a apropriação do nome da banda pelo Sepultura (de BH). Os rockers do Brasil e do mundo que conhecem essa situação aguardam o STF decidir, conforme a lei, mais esse polêmico caso de disputa no complexo universo dos direitos autorais.

Por Rogério Águas.